Passei o mês de fevereiro inteiro quebrando a minha cabeça, querendo arrancar meus cabelos na unha, pensando em como e onde criar o raio desse blog. Meu processo criativo é sofrido em qualquer âmbito, eu fico impressionada.
Mas e aí, como foi criar esse site-blog?
O primeiro de tudo foi estabelecer algumas ideias fixas na identidade visual. Claro que eu escolhi uma paleta de vermelho. A cor principal é a #E53938, fonte Gochi hand para o cabeçalho e Questral para o corpo. Queria personalidade e conforto. Fiz alguns lôgos também, no canva e no Procreate até chegar na versão final que eu desenhei:
A partir daqui a ideia era criar um “diário de papel”, para que o visitante sentisse que estava lendo um caderninho de anotações ao entrar. Então chegou a hora de escolher a plataforma que melhor receberia essa ideia:
Frame:
Nem fui muito a frente com ele, porque achei complicado de mexer, além de não ter a ferramenta de blog (eu pelo menos não achei). Ele é versátil e acredito que se minha ideia fosse criar um portfólio digital, ele seria perfeito. Fica aí a dica para designers, ilustradores e outros artistas que querem um portfólio além do behance, que seja versátil. Ele tem bastantes modelos e é bastante personalizável.
Readymag:
O mesmo “Problema”que encontrei no Frame. Embora, na minha opinião, o Frame seja mais intuitivo que esse. Não fui muito a frente com ele também.
Canva:
Gostei do Canva, nem sabia que ele podia criar site. Mas é isso, ele cria site e não blog, apesar de ter ferramentas que permitem comentários. Mas a cada post que eu criasse, era um novo projeto que eu teria que fazer. Achei que daria muito trabalho. Mas se você quer criar aqueles cards bonitos de link na bio com redes sociais e tudo, ele é PERFEITO. Personalizável, bonito etc.
Blogger:
Se seu objetivo é só ter um blogzinho, cara, eu recomendo o blogger. Ele não serviu para mim, porque ele só tem o blog (pelo menos não achei mais funções nele, tipo criação de página). Mas para colocar seu texto ali? Perfeito, personalizável e simples, além de que, é uma ferramenta da google. Isso ajuda na conectividade, sincronização, em ter seu blog encontrado na barra de pesquisa da google etc. E ele tem aplicativo para celular!
Notion:
De longe o meu favorito de todos! É super intuitivo, customizável, diferente, tem aplicativo para celular etc. Eu amo o notion. Eu uso ele para tudo e quando descobri que ele tem ferramenta para blog, fiquei encantada ainda mais. Por pouco não foi ele o escolhido. Mas o problema dele, ao meu ver, é que achei complicado para os visitantes comentarem e navegarem. Fazendo um balanço, é fácil concluir que teria poucos acessos, se não fosse fácil de navegar. Uma pena, mas continuo usando ele de forma pessoal. Fica aqui a indicação. Quer um blog? Notion. Agenda? Notion. Diário? Notion. Planejamento de história? Notion. Planner? Notion. Journal? Notion. Diário de leitura… preciso continuar?
Wix:
E finalmente, o escolhido. Tentei fugir do Wix, mas não teve jeito. Ele tem a ferramenta de blog e também portfólio, além de ter aplicativo (apenas para criadores) e ser personalizável da cabeça aos pés. Achei intuitivo de mexer, e tem a possibilidade de você ver como ficaria publicado a versão desktop e de celular. Além disso, o visitante pode se inscrever no site, para receber atualizações, etc, o que eu acho bacana.
Contudo, construir um site/blog é complicado e é nesse ponto que o filho chora e a mãe não vê, hein. Juro, se eu ganhasse R$1,00 a cada vez que eu pensei em desistir ou socar a tela do pc, eu acho que conseguiria pagar um profissional para construir o site para mim e ainda desenvolver um aplicativo próprio. É link que não funcionava, é imagem sem qualidade que não redimensionava, erro de digitação (inclusive, me desculpa se você achar um erro por ai pelo site ahahah) é layout que destrambelhava… foi ralado.
Fiz uns desenhos para decorar e também desenhei os icons das redes sociais, para ficar com efeito de lápis:
O cabelo ahahah
Enfim, foi isso. Tá entregue o babado. Não tem a melhor das qualidade, porque não sou profissional, mas tenho muita vontade, amor e ódio pra dar, então é o que conta hahahaha. Se quiser me dizer o que achou do site e também me dar dicas nos comentários, estou aceitando.
Eu ameiii! Eu tenho muita vontade de compartilhar meus pensamentos sobre minha área de atuação (comunicação) mas ainda não encontrei um formato que funciona muito bem pra mim. Já tentei bastante vídeos como tiktok e Instagram mas ver vc fazendo um trabalho tão lindo e pessoal como blog me faz ter vontade de experimentar tbm
Estou orgulhosa de você por não ter desistido! Você tem o tipo de personalidade que dá super com um blog mesmo e, honestamente, tá tudo muito lindo e tem vários detalhes aqui que não teriam no notion, então acho que wix foi a melhor escolha. Ansiosa pra ler seus futuros pensamentos <3